20 de dezembro de 2008

TONICHA: VAI DE RUZ-TRUZ-TRUZ

"CANÇÕES d'AQUÉM E d'ALÉM TEJO"
(CD, Polygram, 1995)

Em "CANÇÕES d'AQUÉM E d'ALÉM TEJO", editado em 1995 para a Polygram, Tonicha volta a gravar alguns dos temas do cancioneiro popular português que foram êxitos seus nos anos 60 e 70. É considerado por muitos um dos seus melhores álbuns, pela sua produção muito cuidada e músicos de altíssima qualidade (da Brigada Vitor Jara, ao professor Fontes Rocha - guitarra portuguesa - e a colaboração do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa).
Toda a selecção de material etnográfico, a produção executiva e a supervisão estiveram a cargo de João Viegas.



Para este álbum, bem como para o vídeoclip que agora se encontra disponível no YouTube ("Vai de Ruz-Truz-Truz"), Tonicha usou uma saia e uma blusa desenhadas pelo falecido estilista José Carlos. O clip foi gravado na bela Constância, conhecida por ter sido local de residência do poeta Luís de Camões. A realização, muito bem conseguida, é de Vitor Mamede e mostra-nos imagens de uma Tonicha (talvez) mais bonita que nunca.
Temos que deixar o nosso apreço à Universal Music (Portugal) pela iniciativa de ter disponibilzado no canal YouTube o vídeoclip. Bem-hajam!

VAI DE RUZ-TRUZ TRUZ (Ribatejo)
Letra: popular/adaptação: João Viegas
Música: popular/arranjos: Naná Sousa Dias





Este bailarico é novo
Nem todos o sabem dançar
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Tem um requebro no meio
Nem todos lho sabem dar
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





A moda do bailarico
Lírios à borda da vala
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Amor segue os teus intentos
Deixa lá falar quem fala
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Se eu for presa por cantar
Não calarei a garganta
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Eu sou como um passarinho
Que até na gaiola canta
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Eu sou como um passarinho
Que até na gaiola canta
Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Vai de ruz truz truz
Vai de raz traz traz
Sou o teu amor
És o meu rapaz





Veja o vídeo no YouTube:
http://br.youtube.com/watch?v=cPRpitAyL5U
(escolha a opção "assistir em alta qualidade")

Sem comentários: