12 de outubro de 2008

TONICHA NO PAX JULIA

ESPECTÁCULO
TEATRO MUNICIPAL DE BEJA

O convite estava feito por Tonicha e pelos cinco alentejanos: espectáculo no Cine-Teatro PAX JULIA em Beja, às 16h30.



Chegámos um pouco antes da hora marcada para assistirmos à chegada das gentes de Beja, para percebermos o ambiente de festa que antecedeu a abertura das portas. Ponto de encontro para gente que não se via há algum tempo ("Também vem ver a Tonicha? "), beijos e abraços, sorrisos francos, reunidos para uma sentida homenagem à grande cantora da terra.





Sala completamente cheia!
Entram os cinco alentejanos. Tocam a "Laurindinha" para aquecer as vozes. A plateia não se faz rogada e canta bem afinada.
Seguem-se depois os aplausos já a pedir a presença da cantora.

Tonicha entra e recebe a primeira ovação da tarde.
Bem disposta e visivelmente feliz por ser tão bem recebida na sua terra, desfia uma série de canções do cancioneiro tradicional português. Excepção para uma canção de autores: "Ó pastor que choras" do poeta José Gomes Ferreira e música de José Almada, que haveria de ser uma das canções mais aplaudidas do espectáculo e que, por isso, teve direito a ser um dos vários "encore".
Um aplauso especial à banda "Venham mais cinco... alentejanos" que está cada vez melhor e que teve uma excelente prestação.

Os conterrâneos de Tonicha cantaram de viva voz, sorriram, emocionaram-se e aplaudiram de pé a sua estrela maior da canção nacional.
Justa homenagem de Beja à carreira de Tonicha!

Fomos depois aos bastidores na companhia de João Viegas. Demos os parabéns aos músicos e a Tonicha e, num ambiente de boa disposição, conversámos todos com duas jornalistas do Correio da Manhã que vieram fazer a cobertura do espectáculo para a revista de Domingo. Haveremos de dar notícias desta reportagem.



SERPA
SET/2008
A propósito de espectáculo, aproveitamos para mostrar duas fotografias de Tonicha tiradas no dia 12 de Setembro, dia em que "Tonicha e venham mais cinco... alentejanos" se apresentaram em Vale de Poço, Serpa. Ouvimos uma Tonicha bem disposta, que respondeu a alguns pedidos da assistência, feliz por cantar para o povo alentejano.



FOTOS: Venâncio Gomes

Sem comentários: