18 de abril de 2009

TONICHA: FADINHO DO POBRE

A MODA DA SAIA CURTA
EP, DISCÓFILO, 3004/E



Este EP de 1975, com edição da responsabilidade da Discófilo, foi retirado do álbum "CANTIGAS DO MEU PAÍS".
À semelhança do vinil divulgado no post de dia 14/04/2009, também este contém um alinhamento diferente daquele que posteriormente viria a ser escolhido pela nortenha Orfeu.
Apesar das diferenças de alinhamentos, as capas de ambas as edições (Discófilo e Orfeu) utilizam a mesma série de fotografias da cantora, embora com arranjos gráficos diferentes.

Neste ano de 2009, 34 anos depois de Tonicha ter celebrizado o tema "Malhão de Cinfães", a cantora Tereza Salgueiro grava-o para o seu último CD com o Lusitânia Ensemble. Isto só vem provar que há temas que são intemporais.

LADO A
FADINHO DO POBRE
(Popular)
MALHÃO DE CINFÃES
(Popular)

LADO B
MODA DA SAIA CURTA
(Ary dos Santos - Popular)
DOBADOIRA
(Popular)



CURIOSIDADE:
Na revista de espectáculos PLATEIA nº 780 de 1 de Março de 1976 encontrámos o anúncio da venda deste EP, por encomenda, pelo preço de 78$50 (setenta e oito escudos e cinquenta centavos).

DOBADOIRA
(Popular)

Era tão cedo
Que mal se via
Na minha aldeia
Tudo dormia.

Tudo dormia
E trabalhando
A dobadoira
Ia rodando.

REFRÃO
Doba doba dobadoira
Não enrices a meada
Quero dobar o novelo
Tenho a minha mão cansada.
O novelo era grande
Não me cabia na mão
Doba doba dobadoira
Dentro do meu coração.

De pequenina
Que mal falava
Dobadoira
Já trabalhava
Já trabalhava
Sempre cantando
A dobadoira
Ia rodando.

Sem comentários: