2 de julho de 2008

TONICHA CANTA O RESINEIRO

Entusiasmados com a criação do blogue, começámos a coleccionar os vinis de Tonicha, com o intuito de vir a possuir toda a sua discografia e poder aqui divulgá-la.
Voltámos ao Chiado, fizemos encomendas, fomos aos leilões da net...e havemos de ir à Feira da Ladra!

Os primeiros que encontrámos já cá tínhamos mostrado as capas (encontradas na Internet), mas vemo-nos agora obrigados a completar a informação acerca deles.
São do tempo da editora RCA, dos quais Tonicha vendeu milhares de exemplares. Infelizmente a data não consta em nenhum deles. Imaginamo-los nos finais dos anos 60, certamente antes de 71, ano do seu êxito do Eurofestival na editora Zip Zip.



Neste primeiro disco de vinil (que embora, na capa, se chame "FOLCLORE DE PORTUGAL" acabou por ficar conhecido pelo "RESINEIRO") surgem 4 temas do Cancioneiro Popular, todos com arranjos de Filipe de Brito. O tema "Resineiro" já tinha antes sido gravado por Zeca Afonso.
A belíssima fotografia da capa (Créditos: DÁRIO) é talvez uma das imagens mais (re)conhecidas de Tonicha, aqui retratada com um típico capote alentejano.

LADO 1
SENHORA DO ALMORTÃO
(Beira Baixa)
PÉSINHO DO PICO
(Açores)

LADO 2
RESINEIRO
(Beira Alta)
LÍRIO BRANCO
(Douro Litoral)



RESINEIRO
(Popular / Arranjo: Filipe de Brito)

Resineiro engraçado
Engraçado no falar
Óioai eu hei-de ir à terra dele
Óioai se ele me lá quiser levar.

Já tenho papel e tinta
Caneta e mata-borrão
Óioai p'ra escrever ao resineiro
Óioai que trago no coração.

Resineiro é casado
É casado e tem mulher
Óioai vou escrever ao resineiro
Óioai quantas vezes eu quiser.

Resineiro engraçado
Engraçado no falar
Óioai eu hei-de ir à terra dele
Óioai se ele me lá quiser levar.



A segunda "pérola" encontrada, com repertório assente no Cancioneiro Popular Português, é mais um EP com quatro temas populares.
Numa edição para a RCA, o EP foi lançado no mercado com o nome "TONICHA canta FOLCLORE DE PORTUGAL". A série de fotografias tirada por esta altura, uma das quais usada para este disco, são da autoria de M. FIUZA.
Praticamente todos os temas tiveram arranjo musical de João Viegas, marido da cantora, à excepção da canção "Coradinhas" cujo arranjo musical foi feito pelo músico Francisco Naia, primo de Tonicha.

LADO 1
VAI DE RUZ TRUZ TRUZ
(Ribatejo/Arranjos: João Viegas)
CORADINHAS
(Alto Alentejo/Arranjos: Francisco Naia)

LADO 2
LA-RI-LÓ-LÉ
(Ribatejo/Arranjos: João Viegas)
TROVAS MINHOTAS
(Minho/Arranjos: João Viegas



Temos que fazer uma especial chamada de atenção para a importante participação, na gravação destes temas, do "CONJUNTO DE GUITARRAS DE RAUL NERY" composto pelos músicos:

RAUL NERY
(1ª guitarra)
ANTÓNIO CHAINHO
(2ª guitarra)
JÚLIO GOMES
(Viola)
JOSÉ M. NÓBREGA
(Viola Baixo)

1 comentário:

ad disse...

já não está activo mas fica aqui a informação http://www.coisas.com/TONICHA-Resineiro-Single-ed-FRANCA-RAROOOOOOO,name,225978662,auction_id,auction_details