19 de janeiro de 2011

TONICHA EM DUBLIN 1971

A CANTORA FEZ A PROMOÇÃO DE MENINA
DO ALTO DA SERRA EM VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS

Continuamos pelo ano de 1971 a mostrar o que de muito se publicou a propósito da representação portuguesa em Dublin, com o célebre tema "Menina" pela voz de Tonicha.
Um dos números desse ano da extinta revista Plateia fez questão de desejar felicidades à cantora, num artigo que dava conta da promoção do tema em vários países europeus.
Dizia o artigo:

Tonicha fez a promoção de "Menina do Alto da Serra" por vários países europeus.
Estamos a três dias da Grande Gala europeia da canção ligeira que é o grande prémio Eurovisão e "Plateia" não podia deixar de desejar à representante portuguesa o maior êxito, no certame.
Para já, não queremos deixar de referir que, desta feita, se olhou já um pouco pela promoção da nossa canção que Tonicha foi apresentar, pessoalmente, em alguns países europeus, nomeadamente Espanha e Alemanha, onde fez em Berlim um programa de TV no dia 24 e outro de rádio em 26.
Também para Karina - a representante espanhola - que esteve presente, como atracção, no espectáculo do Tivoli, onde "Menina do Alto da Serra" mereceu a honra de ser escolhida para defender a música portuguesa - "Plateia" augura as melhores felicidades. E que, se não ganhar Tonicha - o que nos parece difícil - que seja a cançonetista da pátria irmã a vencer, para prestígio da Península Ibérica.


in Revista Plateia, 1971

11 de janeiro de 2011

TONICHA POR CARLOS CASTRO

Tonicha apresentou-se impecável perante um público que soube patentear o gosto pela música desta terra, que se rendeu completamente ao profissionalismo, ao talento, e a uma segurança desta "menina-mulher" do nosso parco meio artístico.
Tonicha e o seu último trabalho discográfico ELA POR ELA estiveram no Maria Matos. Canções belíssimas na música e na palavra, canções que vão ser cantadas por aí. Carlos Mendes e Joaquim Pessoa ao escreverem "Rosalinda" criaram uma das mais belas composições de sempre. E a artista cantou, saciando a "sede" que tínhamos de escutar melodias muito nossas. E como ela soube cantar! Uma Tonicha adulta, no máximo da sua carreira. Foi lindo a participação do RANCHO TÁ MAR DA NAZARÉ, e do GRUPO CANCIONEIRO DE ÁGUEDA, que evoluiram pelo palco com danças e cantares, numa beleza de movimento e cor.
PEDRO OSÓRIO dirigiu a última parte do show com mestria. Nota alta pela sua participação. VICTOR MANUEL deu planos magníficos da sequência deste programa, mostrando mais uma vez como se empenha em transmitir a sua sensibilidade para o écran.
"A CANÇÃO DA ALEGRIA" (Tózé Brito musicou e Joaquim Pessoa escreveu) foi uma festa comungada por todos os presentes.
E em festa acabou. Festa que foi uma noite bem portuguesa!

Carlos Castro in "Nova Gente" nº 219 de 26/11 a 2/12 de 1980, p. 13