28 de novembro de 2010

TONICHA EM CENA NO TEATRO DA TRINDADE

ATÉ 12 DE DEZEMBRO
5ª a SÁB. às 21h
DOM. às 16h


FOTO DE ENSAIO: José Frade, in Programa de sala do espectáculo, Teatro da Trindade.

25 de novembro de 2010

TONICHA ESTREIA-SE HOJE NO TRINDADE


FOTO: Bruno Colaço

‘Vozes de Trabalho’ é o título do espectáculo escrito e encenado por Tiago Torres da Silva e que assinala a estreia como actriz, esta noite, no Teatro da Trindade, às 21h00, da popular Tonicha, que o grande público conhece como cantora.

Ao lado de Carlos Mendes, Cecília Guimarães, Lourdes Norberto, Filipa Pais e Joana Negrão, num musical que retrata um País que quase já não existe (onde se acredita em lendas e o terço é companheiro de todas as horas), Tonicha é ‘tia Ana’, guardiã da memória colectiva e que conhece o valor da música – sobretudo como forma de aliviar as dores do trabalho. Recorrendo a canções do repertório popular e a inéditos (de Tiago Torres da Silva e Vasco Ribeiro Casais), a peça é para ver até 12 de Dezembro.

in edição online Correio da Manhã.


in Correio da Manhã, 25-11-2010, p. 43

22 de novembro de 2010

19 de novembro de 2010

TONICHA: REGRESSO COM VOZES DE TRABALHO

Por Carlos Castro
in TVGuia nº 1660 de 17 a 23 Novembro de 2010

18 de novembro de 2010

PASSATEMPO - VENCEDOR

Já foi encontrado o vencedor do passatempo "Vozes de Trabalho".
O primeiro leitor a dar a resposta certa é residente no Porto e não pode, por motivos profissionais, vir no dia da estreia. Por essa razão, o leitor suplente (Fernando Gomes), o segundo a responder correctamente à pergunta lançada, é o contemplado com o convite duplo para a estreia de Vozes de Trabalho", já no próximo dia 25 de Novembro.
A resposta certa era: Carlos Mendes.

16 de novembro de 2010

PASSATEMPO: VOZES DE TRABALHO

TEATRO DA TRINDADE, LISBOA
25 NOVEMBRO A 12 DEZEMBRO 2010



O Clube de Fãs tem um CONVITE DUPLO para oferecer para a estreia do espectáculo VOZES DE TRABALHO para o dia 25 de Novembro às 21h, na Sala Principal do Teatro da Trindade em Lisboa.

A primeira pessoa que nos enviar um e-mail com a resposta correcta à seguinte pergunta, ganha o convite duplo:

Qual o nome do compositor que assinou mais temas no LP "Ela por Ela", que Tonicha gravou em 1980, com textos de Joaquim Pessoa?

8 de novembro de 2010

TONICHA: SEMPRE CANTEI PARA O POVO

Cantora estreia-se no teatro pela mão de Tiago Torres da Silva.


Foto: Tiago Sousa Dias

É conhecida como cantora, mas agora vai estrear-se no teatro. Ainda a recuperar de graves problemas de saúde, a popular Tonicha vai ser uma das protagonistas de ‘Vozes de Trabalho’, espectáculo que tem estreia prevista para 25 de Novembro, na Sala Principal do Teatro da Trindade. Ao seu lado, estarão Lourdes Norberto, Carlos Mendes e Filipa Pais, entre outros.

Por: Ana Maria Pais, in Correio da Manhã, 8 Nov.2010



CM - Ficou surpreendida com o convite do Tiago Torres da Silva?

Tonicha - Sim. A primeira vez que ele me falou disto eu estava de cadeira de rodas e disse-lhe que ia pensar. Estive afastada da vida artística durante ano e meio e nesse tempo aconteceram imensas coisas... Coisas desagradáveis. A certa altura já nem tinha vontade de nada. Mais tarde, o Tiago fez-me o convite formal e apesar de não estar em condições de aceitar, aceitei. Achei que podia ser terapêutico. E tem sido.

- É a sua estreia como actriz de teatro. Isso não a assusta?
- Admito que é uma grande aventura, mas estou a fazer tudo para que me sair bem dela. Para já porque não quero desiludir o Tiago, a quem conheço desde miúdo, quando ia visitar a avó, que era minha vizinha em Cascais. Depois, porque o ambiente é tão interessante e os colegas são tão talentosos, que não quero ficar mal na fotografia.

- A peça fala da vida do povo trabalhador e das canções a que recorre como forma de tornar a sua vida mais agradável...
- Sim, é uma realidade que me é muito familiar. Eu conheço o povo. Sempre cantei para o povo, fiz muito trabalho de estrada, festas, arraiais, romarias - estive lá sempre e portanto conheço bem esta realidade. Isso facilitou o processo, sem dúvida.

- O facto de ser um musical também deve ter ajudado...
- Sim, é uma produção muito interessante, que liga a arte de representar e a de cantar. Nunca me tinha acontecido nada de parecido. Aqui todos cantam e todos representam. Claro que nem todos têm solos, mas há canções colectivas em que todos participam. Para mim, o pior é decorar o texto. Tem de ser devagar... (risos) Mas quando estrear vai tudo estar certinho.

- A nível de representação, chegou a fazer cinema...
- Fiz um filme, mas muito novinha. Tinha 16 anos. Era inconsciente. Mas foi um convite irrecusável: em início de carreira, convidarem-me para fazer um filme ao lado do António Silva! Fiquei encantada. Claro que não podia recusar.

- Fale-nos da sua personagem no espectáculo.
- A minha personagem é a ‘Ti Ana', uma velhinha que todos julgam já ter desaparecido, mas que, afinal, está mesmo viva! E rija. A peça é muito divertida, tem momentos ternurentos, outros tristes - afinal estamos a falar de coisas que acontecem às pessoas que trabalham no campo. Mas depois tem a alegria da música, acho que é um espectáculo completo.

- O público, que nunca lhe falhou, também não é desta que vai falhar...
- Espero que não. Mas é verdade. Tenho essa noção: o público das cantigas nunca me abandonou, e acho que virá com certeza ao espectáculo. O público de teatro, esse, não sei. Mas acho que sim. Nem que seja por curiosidade.

- Pondera a possibilidade de voltar ao teatro?
- Se a peça tiver êxito... Enfim, não sou uma actriz mas acho que tenho um certo jeitinho.

- O Ruy de Carvalho diz que um artista nunca se reforma.
- Depende. Para um cantor, isso não será tão verdade. A voz muda, os tons agudos têm de vir para baixo. Mas acho que um actor pode continuar a sua carreira sempre. Até os problemas de memória podem ser obviados actualmente. Mas eu ainda não tenho problemas com a voz. Os meus problemas são todos de saúde. Mas vou ultrapassá-los. Ainda não estou bem, mas hei-de estar.